Na última quarta-feira (24), Ana Vilela surpreendeu seguidores ao anunciar que ingressou no OnlyFans. Enquanto alguns internautas acreditam que essa é uma jogada de marketing para promover uma nova música, outros acreditam que se trata de um “apelo para ganhar dinheiro”. Seja como for, a verdade é que Ana é frequentemente lembrada por seu hit de maior sucesso, “Trem Bala”.
No Twitter, ela mesma se descreve como uma “one-hit wonder” — ou “artista de um sucesso só”, em tradução livre.
Mas engana-se quem pensa que Ana Vilela é a única dessa classe de artistas: nos Estados Unidos, existe até mesmo um “Dia Nacional dos One-Hit Wonders”, comemorado em 25 de setembro.
A seguir, confira uma lista de artistas de um único sucesso que talvez você não se lembre:
Gotye
O cantor belga fez um sucesso estrondoso em 2011 e nos anos seguintes com seu hit “Somebody That I Used to Know”.
A música, que hoje já conta com mais de 2 bilhões de visualizações no Youtube, foi a única emplacada por Gotye. Ele foi acusado de plagiar o compositor brasileiro Luiz Bonfá, por ter usado o sample da canção “Seville”, e condenado a pagar US$ 1 milhão.
Rosana
Quem nunca cantou o verso “como uma deusa, você me mantém” a plenos pulmões? A Música “O Amor e o Poder”, lançada pela cantora Rosana em 1987, foi tema da novela global “Mandala” e absoluto sucesso em todo o país.
Los Del Río
Tocada até hoje em casamentos, formaturas e muitas outras festas, “Macarena”, lançada em 1995, foi o maior sucesso dos espanhóis da dupla Los Del Río. Em 2002, o canal americano VH1 elegeu-os como o primeiro maior one-hit wonder de todos os tempos.
O Surto
Também conhecida como “Pirou o Cabeção”, a música “A Cera” foi o maior sucesso nos anos 2000.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata de uma música da banda Charlie Brown Jr., o sucesso é motivo de orgulho para os cearenses do O Surto, que lançaram o álbum “Todo Mundo Doido” em 2000.
Em abril de 2023, o vocalista Regis Bolo faleceu dormindo, vítima de uma possível parada cardíaca.
Jojo Maronttinni
Os one-hit wonders não se limitam aos artistas “das antigas”. Em 2017, Jojo Todynho, sob o nome artístico Jojo Maronttinni, lançou seu single “Que Tiro Foi Esse”, que foi absoluto sucesso naquele ano.
Apesar de dar voz a outras canções, Jojo não emplacou mais nenhum sucesso como o de 2017, que tem mais de 240 milhões de visualizações no Youtube.
Ritchie
“Um abajur cor de carne”: o verso polêmico pertence à música “Menina Veneno”, emplacada por Ritchie. Apesar de assinar outros sucessos, o músico inglês é lembrado principalmente pelo hit de 1983.