LONDRES (Reuters) – Os futuros do café robusta na ICE atingiram seu preço mais alto em quase sete meses nesta terça-feira em meio à alta demanda por esse tipo de café de valor mais baixo, enquanto os futuros de açúcar também subiram.
CAFÉ
* O café robusta de maio subiu 25 dólares, ou 1,1%, a 2.254 dólares a tonelada, tendo subido para seu preço mais alto desde o início de setembro de 2022, a 2.258 dólares.
* A demanda por robusta, um substituto mais barato para o café arábica em blends, tem sido alta à medida que os torrefadores tentam reduzir custos.
* Operadores observaram que a colheita do café brasileiro estava em andamento, com a atividade inicial focada principalmente no conillon (robusta) na região de Rondônia.
* O café arábica de maio caiu 1,4 centavo, ou 0,8%, a 1,7485 dólares por libra-peso.
* Os cafeicultores da Costa Rica registraram queda nas exportações em março em relação ao mesmo mês do ano passado.
AÇÚCAR
*O açúcar branco de maio fechou em alta de 3,40 dólares, ou 0,5%, a 636,80 dólares a tonelada, após registrar a máxima de 643 dólares em 10 anos e meio na segunda-feira.
* Operadores disseram que o mercado continuou a ser apoiado por uma perspectiva decrescente para a produção, particularmente na Índia, Paquistão, Tailândia, China e União Europeia.
* O Brasil deve produzir uma grande safra, a segunda maior já registrada, disse a consultoria Job Economia nesta terça-feira.
* O açúcar bruto de maio subiu 0,07 centavo, ou 0,3%, a 22,47 centavos de dólar por libra-peso. O primeiro vencimento atingiu o pico de 22,63 centavos na segunda-feira – o maior desde outubro de 2016.
(Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt)