Nome muito respeitado na comunidade de desenvolvimento, o dinamarquês David Heinemeier Hansson, criador da linguagem Ruby on Rails e cofundador da empresa de SaaS 37signals, sugere em um publicado em seu blog que gestores de TI considerem reduzir gastos em nuvem para lidar com os efeitos do atual cenário econômico.

“Na maioria das empresas com quem tenho contato há basicamente dois grandes ‘baldes’ de custo: equipe e gastos com nuvem. A equipe normalmente é a maior despesa, mas é chocante o quão alta as contas com serviços de cloud podem ser. Por isso, minha sugestão aos gestores que precisam cortar custos é dar uma boa olhada na sua conta de serviços de nuvem“, diz Hansson.

Há seis meses, ele anunciou que sua empresa deixaria por completo sua estrutura na nuvem e migraria para uma solução de colocation com servidores próprios. Segundo Hansson, após fazer as contas de sua empresa, ele concluiu que, no caso da 37 Signals, seria mais barato e eficiente sair da nuvem. “Rodamos muitas aplicações na Amazon e no Google. Vimos o que a nuvem tem a oferecer e experimentamos muitos recursos. No fim das contas, nossa conclusão foi que alugar servidores é um mau negócio para companhias de porte médio com crescimento moderado, como a nossa”, afirmou.

Em post sobre o assunto, Hansson observa que esta não é uma solução para todas as empresas. “A nuvem é excelente em dois casos. O primeiro é quando sua aplicação é tão simples e de pouco tráfego que é vantajoso usar uma estrutura completamente terceirizada. O segundo é quando a carga da aplicação é altamente volátil e você tem picos e vales gigantes em sua demanda”, argumenta. Ele observa ainda que, por ser uma empresa que vende software, a 37 Signals tem amplo acesso a desenvolvedores em seu próprio time, o que não é o caso de companhias de outros segmentos.

A 37 Signals, empresa de Hansson, fornece a conhecida ferramenta de gestão de projetos Basecamp, criada em 2004, e também o serviço de e-mail premium Hey, lançado em 2020. No ano passado, a companhia gastou US$ 3,2 milhões em serviços da AWS, segundo o próprio Hansson.