Por Aidan Lewis
CAIRO (Reuters) – O Egito e a Síria concordaram em fortalecer a cooperação neste sábado durante a primeira visita oficial de um ministro das Relações Exteriores sírio ao Cairo em mais de uma década, o mais recente sinal de que os Estados árabes estão reconstruindo laços com o presidente sírio, Bashar al Assad.
O ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad, foi abraçado pelo par egípcio, Sameh Shoukry, ao chegar no Ministério das Relações Exteriores do Egito, na primeira viagem oficial desde antes da rebelião e do conflito que começaram na Síria em 2011.
O presidente sírio foi evitado por muitos Estados ocidentais e árabes devido à guerra na Síria, que dividiu o país e deixou centenas de milhares de mortos.
“Os ministros concordaram em intensificar os canais de comunicação entre os dois países em diferentes níveis durante a próxima fase”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Egito.
O Egito também reiterou seu apoio a uma “solução política abrangente para a crise na Síria o mais rápido possível”.
Uma fonte de segurança do Egito, falando sob condição de anonimato, disse que a visita visava estabelecer passos para o retorno da Síria à Liga Árabe por meio da mediação egípcia e saudita.
(Reportagem de Aidan Lewis, Ahmed Mohamed Hassan e Ahmed Tolba no Cairo, Maya Gebeily em Beirute e Kinda Makieh em Damasco)