15/03/2023 - 15:43
Roberto Jefferson está preso desde outubro do ano passado no Complexo de Gericinó. Nesse período, o ex-deputado afirma que perdeu 15 kg, além de já ter desmaiado dentro da sua cela, conforme dito a médicos. Jefferson ainda alega que se encontra deprimido e subnutrido. As informações são do O Globo.
Nesse sentido, a defesa do ex-deputado pede ao presídio que Roberto tenha uma ‘dieta especial’ e que, caso não seja atendida, irá à Justiça pleitear o retorno do ex-parlamentar ao regime domiciliar. Até o momento, Jefferson se encontrar em cela individual de de 36m² na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira. Ao detento é permitido a saída para o banho de sal em alguns dias de semana e para cultos evangélicos. Roberto também tem o contato com outros presos, um deles é o ex-deputado Daniel Silveira.
O que diz a Secretaria de Administração Penitenciária:
- O deputado tem a mesma alimentação que os demais presos
- O conteúdo das marmitas fornecidas ao detentos possui uma proteína (bife, frango, almôndegas, carne moída) e três acompanhamentos (arroz, feijão, macarrão, legumes);
- Roberto não costuma comer tudo que é servido por conta de restrições alimentares, entre elas o diabetes, hipertensão, cirurgia bariátrica e cuidados por já ter tido câncer.
Prisão do deputado:
- Jefferson foi preso por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em 23 de outubro de 2022;
- O ex-deputado foi detido após descumprir medidas da prisão domiciliar;
- Na ocasião, o deputado recebeu os policiais federais que foram efetuar a prisão com 60 tiros e três granadas;
- Por isso, Roberto ainda responde judicialmente por tentativa de homicídio, resistência ao cumprimento de ordem legal e posse ilegal de arma de fogo e artefatos explosivos.