03/03/2023 - 10:40
Rafael Rocha Benzecri de Araújo, de 29 anos, foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático, em fevereiro deste ano. Em seguida, iniciou- se a quimioterapia. Porém, recentemente, ele teve uma infecção pulmonar severa e precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital oncológico de Florianópolis (SC).
O rapaz ficou oito dias entubado e recebendo medicamentos para estabilizar a sua pressão. Na terça-feira (28), Rafael foi desentubado e, nesse momento, os médicos informaram para a família que poderia ser iniciado o tratamento com o medicamento Brentuximabe Vedotina, que é indicado para pacientes adultos com linfoma.
Em entrevista à IstoÉ, Gabriela Dezyree Rocha de Lima, de 32 anos, que é irmã de Rafael, informou que, segundo os médicos, esse tratamento é curativo. Porém foram receitadas oito doses do medicamento, que custa em média R$ 75 mil cada. Ou seja, o procedimento total sai por volta de R$ 600 mil.
“Realizei uma pesquisa e vi que esse medicamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Algumas pessoas conseguiram o remédio por meio judicial. Por conta disso, alguns advogados voluntários vão abrir um processo para conseguir o medicamento pelo SUS”, completou.
Como a família não sabe quanto tempo pode demorar a judicialização, resolveu criar um perfil no Instagram para arrecadar dinheiro para custear o medicamento. Até o momento, conseguiu o valor para as três primeiras doses do remédio.
“Como ele atuava no ramo do CrossFit, alguns amigos estão fazendo aulas beneficentes para arrecadar dinheiro. Além disso, vamos realizar algumas rifas”, informou Gabriela.
O tratamento de Rafael deve durar uns cinco meses, pois existe um intervalo de 21 dias para aplicação de cada dose.
O que é Linfoma não Hodgkin?
O Linfoma não Hodgkin ocorre quando a célula do sistema imune que é encarregada de defender o organismo cresce de maneira descontrolada e se espalha pelos linfonodos.
Os sintomas da doença são inchaços na região do pescoço, axilas e virilha. Além disso, a pessoa pode apresentar febre, perda de peso, sudorese abundante no período noturno, coceira, falta de apetite e cansaço.