Florinda Meza, que deu vida à personagem Dona Florinda em “Chaves”, está se preparando para lutar contra às fake news em 2023. A atriz, que virá ao Brasil para um evento, afirmou que o maior meio para combater mentiras é com educação.

Desde o início de seu relacionamento com Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves, em 1977, a intérprete de Dona Florinda e Popis é alvo de mentiras e boatos, como o de que teria sido pivô da separação do elenco do humorístico e proibido qualquer pessoa de visitar o túmulo do marido, que morreu em novembro de 2014.

“Há mentiras necessárias, mas há mentiras mais perigosas, calúnias que destroem a moral, as profissões e as pessoas. Isso é imperdoável. A verdade é uma luz muito pequena em meio a tanta escuridão. A única coisa que eu pediria às pessoas é: vejam a luz, este fósforo aceso no mundo de escuridão”, afirmou a artista para o Metrópoles.

As fake news provocaram o aumento da polarização política no México e no Brasil, na avaliação de Florinda Meza. Ela acredita que o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja capaz de pacificar a sociedade.

“É triste, porque não escutamos uns aos outros, talvez por isso o México esteja tão polarizado. Por isso Brasil está tão polarizado. Agora vocês têm um presidente que tem uma ideia mais de união e concordância. Tomara que isso possa uni-los, porque são um grande povo. Ninguém se entende polarizado. Devemos estar todos de mãos unidas”, torce.