Coluna: Ricardo Kertzman

Ricardo Kertzman é blogueiro, colunista e contestador por natureza. Reza a lenda que, ao nascer, antes mesmo de chorar, reclamou do hospital, brigou com o obstetra e discutiu com a mãe. Seu temperamento impulsivo só não é maior que seu imenso bom coração.

Volta ao Brasil: afinal, Bolsonaro tem medo do quê?

Volta ao Brasil: afinal, Bolsonaro tem medo do quê?

Se tem uma coisa que não me pega com facilidade são as tais teorias da conspiração. Na boa, tem de ser muito, mas muito forte, embasada, coerente e objetiva para eu acreditar, e ainda assim com um pé atrás. Se não… nem pensar.

Bolsonáticos acreditavam que o “mito” se mandara do Brasil porque algo iria acontecer (Lula seria impedido de assumir ou alguma coisa assim), e o Bolsodeus voltaria triunfante, nas asas de um anjo, para redimir o País “em 72 horas”. Ai, ai.

Outros juravam, de pés juntos, que, no primeiro minuto após às seis da matina do dia primeiro de janeiro, a PF bateria na porta do ex-presidente e, por ordem demoníaca do Xandão, levaria Bolsonaro preso – por isso, deu no pé para os EUA.

Pessoalmente, nunca achei nem uma coisa nem outra, muito antes pelo contrário. Para mim, o amigão do Queiroz é isso mesmo: um arruaceiro, inconsequente, irresponsável, inapto (e inepto), enfim… um desclassificado e descompromissado.

Diversos jornalistas e analistas políticos que acompanho e respeito, há tempos vêm, muito mais do que especulando, praticamente afirmando que o patriarca do clã das rachadinhas poderia – ou poderá – sim ser preso. Mas nunca os levei a sério.

Eu sempre pensava, cá com meus botões: por que diabos ele seria preso? Por causa da cloroquina, do golpismo, das rachadinhas? Pô, o maior ladrão vivo deste País foi solto, teve as penas anuladas e hoje é o manda-chuva de tudo e de todos.

O Brasil segue como o paraíso mundial da criminalidade e referência universal da impunidade. Continuamos prendendo apenas pretos, pobres e putas. Acreditar que Bolsonaro seria – ou será – preso por ser Bolsonaro é muito para minha imaginação.

Contudo, hoje, passado um mês da “fuga”, depois de tudo o que aconteceu – e como aconteceu -, sabedores que somos dos fatos (imaginem o que ainda não sabemos), com a volta solitária da ex-primeira-dama, com o “exílio” do Carluxo…

E mais: após Dudu Bananinha dizer que o papis “talvez nunca volte”, e a notícia de que Bolsonaro pediu visto de permanência de 6 meses nos Estados Unidos, sinceramente, os instintos mais primitivos tomaram conta da minha (pouca) razão.

A teoria da conspiração do momento diz: há crimes muito sérios, fartamente comprovados, praticados por Bolso Pai e Bolso Filho, leia-se Jair e Carlos Bolsonaro, que os levarão diretamente à Papuda tão logo pisem no Brasil.

Segundo “os pessoal”, Xandão tem pronto o mandado de prisão preventiva e nem o maior dos bolsominions conseguirá reclamar, tão feia é a coisa. Como eu disse lá arriba, não acredito em bruxas, pero que las hay, las hay. Bolsonaro preso amanhã?