Na manhã deste domingo (1º), a Polícia Militar do Distrito Federal prendeu um homem, que tentou entrar na área da festa da posse de Luiz Inácio Lula da Silva portando uma faca e fogos de artifício.

“O homem estava vindo do Rio de Janeiro para participar do evento e durante a revista foi encontrado fogos de artifício e uma faca tipo ‘peixeira'”, afirmou a PMDF em nota.

A posse de Lula foi preparada sob um forte esquema de segurança. Além do monitoramento por imagens, todo o efetivo da Polícia do Distrito Federal estará a serviço no evento. Agentes da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal também vão fazer parte das equipes de segurança.

Entre os itens proibidos na Esplanada dos Ministérios durante a posse estão armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros, barracas, tendas similares, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio.

Exceto cães-guia, o acesso de animais no local está vetado. As equipes de segurança também recomendam que as pessoas levem alimentos e bebidas em embalagens transparentes.