Camilo Santana anuncia participação de Izolda Cela no MEC

Izolda Cela
Foto: Wikimedia Commons

O futuro ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou Izolda Cela como secretária-executiva do MEC. A psicóloga é atual governadora do Ceará e assumiu o cargo após a saída de Santana. Por terem trabalhado juntos, a dobradinha era aguardada em Brasília. O anúncio sobre Izolda se deu nesta terça-feira, 27, após reunião de Santana com Fernando Haddad, escolhido para ser o ministro da Fazenda do governo de Lula. O futuro ministro informou sua escolha via redes sociais.

“Informo que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela, será secretária-executiva do Ministério da Educação em nossa gestão. Trabalharemos juntos para recuperarmos o tempo perdido, sobretudo na educação básica. Com muito diálogo com Estados e municípios, e a retomada dos investimentos, tenho convicção de que faremos a educação brasileira voltar a crescer”, comunicou. Izolda, por sua vez, agradeceu também pelas redes: “Aceitei, com muita honra, o convite do ministro Camilo Santana para ser secretária-executiva do Ministério da Educação. Trabalharemos com empenho e compromisso para a melhoria da educação do Brasil. Conhecimento da realidade, prioridades e metas claras são bússola para o serviço. Agradeço ao ministro Camilo e ao presidente Lula pela confiança”.

Em entrevista para a Globonews, Santana adiantou o foco principal do MEC para 2023 após o que chamou de “desestruturação” dos últimos quatro anos: a educação básica. “Perdemos muito tempo nos últimos quatro anos e tivemos uma pandemia no meio disso. Nos últimos três anos, mais de 350 mil crianças de até cinco anos abandonaram as escolas. Dados do Educação para Todos mostram que cresceu em 66% o número de crianças de seis a sete anos que não aprenderam a ler e escrever na idade certa. Quando você não alfabetiza a criança na idade certa, você compromete todo o futuro dela”, declarou.

Ainda nesta terça-feira, Santana também anunciou Fernanda Pacobahyba como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.