21/12/2022 - 12:30
A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023 em Brasília, está sendo coordenada pela futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. Além da cerimônia oficial, terá também um evento de comemoração, o Festival Brasil do Futuro – A Alegria Vai Tomar Posse.
A cerimônia, que será apresentada por Paulo Vieira e Titi Müller, irá começar às 12h, na Esplanada dos Ministérios, com entrada gratuita, e trinta artistas confirmados até o momento. O público presente poderá acompanhar o tradicional desfile em carro aberto, em que Lula percorrerá a capital. Os eventos protocolares que oficializam a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a entrega da faixa presidencial, serão transmitidos em telões.
Em um vídeo compartilhado em sua rede social, Janja revelou que ligou especialmente para Caetano Veloso, Gilberto Gil, Emicida e Ludmilla para convidá-los para cantar na posse do marido.
“Estamos preparando uma grande festa para comemorar a posse do Lula presidente! O #FestivaldoFuturo vai celebrar o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, democrático e humano”, escreveu a futura primeira-dama no Twitter.
Homenagens
De acordo com Janja haverá dois palcos batizados de Elza Soares e Gal Costa, em homenagem às duas estrelas da música e da cultura brasileira que morreram neste ano.
Confira abaixo a lista dos artistas já confirmados para a posse de Lula:
Alia
Alessandra Leão
Almério
BaianaSystem
Chico Cesar
Daniel Ganjaman
Duda Beat
Fernanda Takai
Fernanda Abreu
Francisco El Hombre
Gaby Amarantos
Geraldo Azevedo
Os Gilsons
Jaloo
Jards Macalé
Johnny Hooker
Juliano Maderada
Kaê Guajajara
Kleber Lucas
Lirinha
Luedji Luna
Lukinhas
Leonardo Gonçalves
Leoni
Marcelo Jeneci
Margareth Menezes
Maria Rita
Martinho da Vila
MC Rahell
Odair José
Otto
Pablo Vittar
Paulinho da Viola
Paulo Miklos
Rogéria Holtz
Salgadinho
Tereza Cristina
Thalma de Freitas
Tulipa Ruiz
Urias
Valesca Popozuda
Zélia Duncan
Em entrevista ao UOL, Pablo Vittar, apoiadora de Lula e que foi bastante presente na campanha do petista na disputa pela presidência deste ano, falou sobre a emoção de cantar na posse: “Estou muito feliz. Quando me fizeram o convite para cantar na posse do Lula já amei muito. Desde quando me convidaram, já começamos a pensar como poderia acontecer, e eu queria contar para todo mundo”, comemorou.
“Acho que será o show mais descontraído da minha vida, porque vou de verdade me divertir. E vou estar com meus amigos que também lutaram para que isso acontecesse. Vou estar lá na vitória do ‘paizinho’. É a posse do ‘paizinho’, né? Felicidade!”, finalizou artista.