Nesta terça-feira (22), Erasmo Carlos deixou o Brasil de luto ao morrer aos 81 anos de idade. O cantor foi internado hoje de manhã no Hospital Barra Dór, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas, mas acabou não resistindo.
A causa da morte do Tremendão não foi divulgada oficialmente, mas desde o dia 17 de outubro a 2 de novembro, Eramos foi internado com o diagnóstico de síndrome edemigênica.
A IstoÉ Gente procurou o Dr. Fernando Bacalhau, Cirurgiao Vascular e Endovascular do Hospital Albert Sabin, que explicou a possível causa da morte de Erasmo Carlos. Confira!
“A síndrome edemigênica é uma síndrome de inchaço. A doença ocorre quando há excesso de líquido preso nos tecidos do corpo. A síndrome acontece quando o corpo tem um desequilíbrio nas forças bioquímicas que são responsáveis pelos líquidos dos vasos sanguíneos. Esta síndrome pode ser provocada pelo mau funcionamento dos rins, fígado ou coração”.
“Nesse caso, não tem um ponto específico, não tem uma causa definida, pontual. Muitos sistemas que acabaram tendo sua insuficiência e levaram um inchaço, um edema difuso do paciente. Não sei dizer ao certo o que aconteceu no caso do Erasmo. Acredito que nada tem muita relação. Eu acho que, provavelmente, o médico dele tentou colocar alguma coisa bem mais global, menos específica, para manter um sigilo. A gente sabe é que uma síndrome levou inchaço”, finalizou o médico.
Causa
A síndrome edemigênica pode ser causada ainda por uma doença subjacente.
Tratamento
O tratamento dos edemas é realizado com o uso de remédios para remover o excesso de líquido.
Os últimos dias de vida de Erasmo Carlos: internações, piada sobre a morte e álbum da Jovem Guarda