O casal Jonathan e Diana Toebbe foram condenados nos Estados Unidos por tentar vender segredos sobre submarinos nucleares ao Brasil. Engenheiro da Marinha norte-americana, Jonathan foi sentenciado a 19 anos de prisão. Já sua esposa recebeu uma pena maior, de 22 anos, por tentativa de obstruir a justiça ao tentar enviar cartas ao marido enquanto estava na prisão.
Por conta do trabalho, Jonathan Toebbe teve acesso a dados restritos sobre navios de guerra movidos a energia nuclear e colaborou com sua esposa para entregar dados sobre reatores nucleares de submarinos em troca de US$ 100.000 em criptomoedas, de acordo com um depoimento incluído na denúncia.
Em abril de 2020, Toebbe enviou um pacote para um governo estrangeiro que continha “uma amostra restrita de dados e instruções para estabelecer um relacionamento clandestino”, de acordo com o documento.
A denúncia diz que o FBI interceptou o pacote e um agente disfarçado fingiu ser um representante do governo brasileiro para estabelecer uma relação com o casal.
O agente enviou a Jonathan Toebbe, que usava o pseudônimo de ‘Alice’, um e-mail oferecendo a ele um presente como agradecimento pelos dados. No entanto, Toebee respondeu com cautela e pediu para estabelecer um local de entrega e cobrar em criptomoedas.
Nos meses seguintes, o casal transferiu vários cartões de memória SD com dados para o agente. Na primeira entrega, “o cartão SD foi embrulhado em plástico entre as fatias de pão de um sanduíche de pasta de amendoim”, afirmou o agente na denúncia.
Outros cartões foram escondidos em um pacote de chiclete e um band-aid. O casal, ambos na casa dos 40 anos, foi preso em outubro enquanto entregava outro cartão SD.
Para a juíza Gina M. Groh, enquanto Jonathan teve acesso às informações, Diana teve um grande papel na elaboração do plano e no encobrimento. Na audiência, a magistrada chamou os dois de traidores confessos e citou repetidamente a sofisticação de seu esquema para vender segredos do governo usando comunicações secretas e até escondendo informações em um sanduíche de manteiga de amendoim.