O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito neste domingo (30) o próximo presidente do Brasil. Com 98% das urnas apuradas, o candidato do PT tinha 50,83% dos votos, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro, 49,17%.

Na noite de sábado, as últimas pesquisas apontaram que a disputa seria acirrada entre os candidatos. O Ipec apontou que o ex-presidente tinha 54% dos votos válidos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha 46%. Já o Datafolha mostrou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 52% dos votos válidos e Bolsonaro (PL), 48%.

Líder sindical no ABC paulista e fundador do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Presidência da República em 2002 com a maior votação percentual da história do Brasil, recorde que se manteve desde então. Antes, foi derrotado em três campanhas presidenciais e atuou como líder do PT na Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988.

O governo de Lula ficou marcado pelo Mensalão, esquema de compra de apoio no Congresso Nacional do qual ele disse não ter conhecimento. Nos últimos anos, o petista respondeu a acusações de corrupção ligadas à Operação Lava Jato e ficou 580 dias preso por decisão do ex-juiz Sergio Moro, que, tempos depois, foi considerado suspeito para julgar o ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).