Família de George Floyd irá processar Kanye West após comentários do cantor

Família de George Floyd irá processar Kanye West após comentários do cantor

Segundo informações do site TMZ reveladas nesta segunda-feira (17), as falas de Kanye West sobre a morte de George Floyd serão alvo de processo da família de Floyd. West gerou revolta ao afirmar em podcast que a causa da morte de Floyd não foi violência policial, e sim o uso de fentanil, substância presente em várias drogas ilícitas.

“Se você olhar, o joelho do cara nem estava no pescoço dele assim”, disse o cantor no podcast “Drink Champs”. Floyd morreu depois de uma abordagem policial violenta, em que o ex-policial Derek Chauvin o asfixiou até a morte com seu joelho, em maio de 2020. O rapper fez a afirmação enquanto conversava com Candace Owens, comentarista conservadora e responsável pelo documentário “The Greatest Lie Ever Sold: George Floyd and the Rise of BLM”.

“Eu assisti ao documentário de George Floyd que Candace Owens lançou. Uma das coisas que seus dois colegas de quarto disseram foi que eles queriam um cara alto como eu e, no dia em que ele morreu, ele fez uma oração por oito minutos”, disse West.

No julgamento de Chauvin, o médico legista que realizou a autópsia de Floyd afirmou que sua morte foi resultado de “parada cardiopulmonar” ocorrida durante “subjugação da aplicação da lei, contenção e compressão do pescoço”. O médico legista do condado de Hennepin, Dr. Andrew Baker, disse durante seu depoimento que a doença cardíaca de Floyd e o uso de fentanil foram fatores que contribuíram para sua morte, mas não a causa direta.

O advogado de direitos civis Lee Merritt, que representou a família Floyd, twittou no domingo (16) que eles estão considerando uma ação legal contra West. “Embora não se possa difamar os mortos, a família de #GeorgeFloyd está considerando um processo pelas falsas declarações de Kanye sobre a forma de sua morte”, twittou Merritt. “Afirmar que Floyd morreu de fentanil e não pela brutalidade estabelecida criminal e civilmente mina e diminui a luta da família Floyd”, disse.