08/11/2022 - 20:00
A esperança de gols do Irã passa pelos pés de Mehdi Taremi, atacante de 30 anos que tem brilhado no Porto nas últimas temporadas. Sua carreira, porém, tornou-se meteórica após a primeira participação em Copa do Mundo, quatro anos atrás, na Rússia.
A maior parte da carreira de Taremi foi no futebol de seu país, inclusive com passagem pela segunda divisão nacional. Depois de atuar no Shahin e no Iranjavan, chegou ao Persepolis, maior clube iraniano e se destacou. A partir daí, só decolou: primeiro foi para o Al-Gharafa, do Catar, em 2017; em sequência, em 2019, chegou ao futebol português pelo Rio Ave.
Mehdi Taremi é um dos destaques do Porto (Foto: Miguel Riopa/AFP)Depois de uma boa temporada no clube lusitano de pouca expressão, Mehdi Taremi foi contratado pelo Porto em agosto de 2020. A carreira do atacante só ganhou mais destaque, com boas atuações pelo gigante português, golaços que o colocaram no Prêmio Puskás e, claro, título. No último campeonato, por exemplo, foi o vice-artilheiro com 20 gols e ainda deu outras 12 assistências.
Nesse meio tempo, Taremi também cresceu dentro da seleção de seu país. Foi convocado para a Copa de 2018 e fez o gol da surpreendente vitória por 1 a 0 sobre o Marrocos logo na estreia do torneio. Na Copa da Ásia do ano seguinte não se destacou tanto, mas desabrochou de vez nas Eliminatórias com 7 gols marcados. Recentemente, fez também o gol da vitória no amistoso contra o Uruguai.
Dono de notório reconhecimento no futebol iraniano e já consolidado em um clube europeu tradicional, Taremi pode usar a Copa do Mundo de 2022 como mais um passo na carreira e ganhar ainda mais destaque, talvez até mesmo uma mudança de patamar dentro do cenário mundial.
Números de Taremi:
Gols na carreira: 153
Gols pela seleção: 27
Partidas pela seleção: 60
Mundiais disputados: 2018 (Rússia)
Títulos com a seleção: Nenhum
Principais títulos na carreira: Campeonato Português (1x) e Campeonato Iraniano (2x), além de diversas taças em Portugal