A trajetória de Almoez Ali se confundi com a de inúmeras pessoas que vivem no Catar. Natural do Sudão, o jogador se mudou durante a infância com a família para o país que vai sediar a Copa do Mundo este ano.
Ainda jovem, Almoez se destacou no futebol catari, chamando atenção de clubes europeus. Após somar passagens pelo Lask e FC Pasching, ambos da Áustria, o atacante foi para o Cultural Leonesa, da Espanha.
Sem sucesso, Ali se transferiu para o Al-Duhail SC em 2016, clube pelo qual atua até hoje. Antes disso, em 2013, o atacante catari já era figura presente nas convocações das seleções de base do Catar.
Com carreira por clubes ainda tímida, por outro lado, Almoez tem seu nome marcado na história da seleção do Catar. O atacante foi artilheiro da Copa da Ásia, em 2019, na conquista dos catari em cima do Japão, além de marcar gols na Copa América e na Copa Ouro da CONCAFAF. Com isso, o atacante se tornou o primeiro jogador a marcar em três torneios continentais de seleções.
Após a artilharia, com nove gols, na Copa da Ásia, o atacante Al Duhail SC disse que sua vida mudou. Junto do reconhecimento, Ali destacou que a pressão também aumentou sobre ele.
“Eu tinha apenas 22 anos quando me tornei o melhor artilheiro da Ásia. Agora estou com 24 anos e durante esses dois anos aprendi que a pressão psicológica não é um mito, embora possa ser aliviada com concentração e trabalho”, disse o atacante Al Duhail SC em entrevista ao Gulf Times em 2020.
“Estarei focado em vencer e aproveitar todas as oportunidades para isso. O título em si me causou muita pressão psicológica no começo, para ser honesto, mas foi aliviado com o tempo, e agora posso jogar com muito mais tranquilidade e autocontrole”, completou o atleta, que atualmente está com 26 anos.
Já naquela época, o foco do principal nome da seleção do Catar estava em disputar a Copa do Mundo, ainda mais com seu país sediando o mundial.
“Competir na Copa do Mundo é meu sonho desde criança. É o evento mais emocionante que todo jogador de futebol deseja e sonha em participar. A melhor coisa desta Copa do Mundo de 2022 é que vamos aproveitar a vantagem de jogar em casa e jogaremos entre nossos próprios torcedores no Catar”, ressaltou.
“Meu sonho é mostrar um excelente desempenho com a equipe e para mim. Para isso, meu plano é continuar aprendendo cada dia mais, para apresentar um nível de desempenho especial e honroso para minha equipe e meu país no Copa do Mundo.”