16/06/2010 - 19:09
““Você não precisa nem ser um artista”, afirma Nancy Spector, curadora-chefe do Museu Guggenheim, sobre o concurso de vídeos lançado em parceria com o Youtube , HP e Intel. “Não precisa de determinado nível de educação, ou de background, ou de orçamento. Todos podem participar”, completa Andy Berndt, diretor do Laboratório Criativo da Google e do Youtube. Denominada “Youtube Play – Bienal do vídeo criativo Guggenheim”, a competição está em busca de talentos do vídeo que não necessariamente passem pelos modos tradicionais de criação artística, mas sim pelas novas maneiras de produção surgidas na era pós-internet. Ainda segundo Spector, a busca se dá no âmbito global e por isso o concurso é internacional. “Estamos procurando por coisas que nunca vimos antes, o que será feito daqui pra frente”, ratifica a curadora no próprio statement curatorial disponível no site do projeto.
O Youtube criou um canal específico para a exibição dos 200 vídeos pré-selecionados, que estarão no ar após o término das inscrições, no dia 31 de julho. Estes serão submetidos a nova seleção realizada por um júri com profissionais das artes, do cinema e do design. Os 20 vídeos da seleção final serão exibidos nos museus Guggenheim de Nova York, Berlim, Bilbao e Veneza, em 21 de outubro de 2010. O principal critério para a seleção será a criatividade, independentemente do modelo de filmagem utilizado, seja ele animação, gráficos animados, vídeos narrativos ou não narrativos e qualquer novo formato artístico. Serão dados dois grandes prêmios: um do júri e outro para a escolha do público. A intenção é atrair produções inovadoras, originais e surpreendentes, que poderão ser feitas por estudantes, produtores amadores ou profissionais de criação. A HP vai colaborar com a idéia oferecendo tutoriais de edição de vídeo e som e uma série de técnicas de produção audio-visual.
Os interessados em participar da competição devem enviar seus trabalhos para o canal Play do Youtube, até o dia 31 de junho. Mais detalhes e informações podem ser obtidos no canal Play do YouTube ou no site do Museu Guggenheim.