Eleitos na onda bolsonarista em 2018, Frota e Joice fracassam nas urnas

Pablo Valadares e Luis Macedo/ Câmara dos Deputados
Joice Hasselmann e Alexandre Frota não conseguiram se eleger nas eleições de 2022 Foto: Pablo Valadares e Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

Dois ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo amargaram derrotas nas eleições deste ano. A candidata à reeleição como deputada federal Joice Hasselmann (PSDB) perdeu mais de um milhão de votos em quatro anos. Já Alexandre Frota (PSDB), que tentou uma vaga como deputado estadual, não alcançou nem um quarto dos votos que recebeu em 2018.

Joice Hasselmann, que chegou a ser líder do governo na Câmara, rompeu com o clã Bolsonaro no final de 2019 após disputas internas no PSL e a aproximação da parlamentar do então governador de São Paulo, João Dória (PSDB).

Em 2018, a candidata alcançou 1.078.666 votos e foi a segunda deputada federal mais votada daquele ano. Neste ano, Joice conseguiu apenas 13.679 votos, apenas 1,27% do que recebeu há quatro anos.

O apoio de Alexandre Frota para Bolsonaro também mingou no final de 2019. O deputado foi um dos atuantes em favor da votação da reforma da Previdência, mas ficou insatisfeito com o veto do Palácio do Planalto à indicação dele para cargos na Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a perda de poder do diretório municipal de Cotia, região metropolitana da capital paulista.

Ele acabou expulso do PSL em agosto de 2019, após começar a fazer críticas ao governo. Em 2018, o ator recebeu 155.522. Neste ano, ele conseguiu 24.224 votos, apenas 15,58% do que recebeu há quatro anos.