Estudo mostra como ideologias políticas podem arruinar amizades

Estudos comprovam que as amizades fazem parte do bem-estar e trazem completude durante toda a vida. Amigos podem ser tão valiosos e importantes quanto familiares e interesses românticos. Por essa razão, a experiência de interromper uma amizade não é nada agradável. E enquanto vários fatores podem levar a isso, um deles tem ganhado mais atenção recentemente: as ideologias políticas.

+ Seus amigos dão péssimos conselhos amorosos — e a ciência pode provar

+ Como o odor corporal pode ser a chave para fazer amizades

Em sua plataforma de textos Medium, o analista de Inteligência Artificial Alberto Romero analisa que muitas pessoas evitam, sentem antipatia e demonstram intolerância por aquelas que estão fora de seus grupos políticos.

“Muitas vezes nos encontramos vivendo dentro de câmaras de eco, evitando a exposição a visões políticas diferentes. Nossa tribo política leva um grande pedaço de nossa identidade social”, pontua o autor.

Destaque nessa época do ano, a polarização política no Brasil também divide famílias e círculos de amizade, e algumas opiniões divergentes podem ser irreconciliáveis. Apesar de as tribos políticas impedirem que alguns grupos se encontrem, essa colisão é inevitável em relacionamentos de longa data.

Como as ideologias políticas podem arruinar amizades: estudo

dois homens e duas mulheres com roupa bege em fundo neutro, ideologias políticas
Pexels

Essa questão foi respondida em 2020, com um estudo publicado no “Journal of Social and Personal Relationships”. A pesquisa visava analisar como cidadãos estadunidenses simpatizantes de Democratas e Republicanos — partidos políticos com ideologias opostas no país — reagiriam após saberem as preferências políticas de seus amigos.

Na pesquisa, os participantes deveriam definir sua ideologia política e a importância dela para sua identidade, além do nível de antipatia pela ideologia oposta e o quão dispostos estavam a discutir política com outros grupos. Em seguida, foram submetidos a quatro situações imaginárias que envolviam amigos próximos e pessoas desconhecidas com posições políticas similares e opostas.

Eles, então, responderam a uma série de perguntas sobre seus possíveis relacionamentos com as pessoas das situações imaginárias, como seus sentimentos em relação a elas e se investiriam na manutenção dessas relações. Os resultados? Respostas significativamente mais negativas para pessoas cuja opinião política era diferente, mesmo que fossem seus amigos de longa data.

Surpreendentemente, os participantes demonstraram ter expectativas melhores para pessoas desconhecidas com quem compartilhavam um posicionamento político do que seus amigos mais antigos com opiniões diferentes. 

Esses resultados destacam a importância do alinhamento político na amizade. Apesar de a política ser importante para a vida em sociedade, é válido ponderar se o assunto pode causar vulnerabilidade em laços um dia considerados inquebráveis  — e se você está de acordo com isso.