O artista plástico paulistano, Roberto Camasmie, celebra a chegada da primavera há 30 anos. Segundo ele, este já é um evento tradicional que ele faz questão de realizar sempre que a temporada das flores se anuncia.

“Há muitos anos, sempre nesta data, gosto de fazer algo ligado às flores e à primavera. As flores sempre fizeram parte do meu trabalho, compondo partes dos rostos que retratei nas minhas obras. Aqui na minha galeria, sempre celebrei esta data”, afirma.

Neste ano o artista batizou a sua comemoração de Welcome Flowers. E as novidades continuam, para este ano, Camasmie pensou em algo diferente.

“Este ano eu fiz um trabalho dentro da galeria que lembra um jardim. Para isto reuni 18 telas de pequeno porte, pintadas em técnica mista, e nelas retratei somente flores. É a primeira vez que estou fazendo isso, porque acho que as flores precisam ser mostradas sem nenhuma outra interferência, pois esta estação é delas”, observa.

Além disso, o artista se uniu à estilista Cristiane Castilho, do Ateliê Luit, especializado em vestidos de noivas e pela primeira vez usa o vestido como uma tela criando flores abstratas através de seus pinceis , para este evento especial. A ideia de ambos é ‘aproveitar’ a celebração da primavera para instituir o mês de setembro como ‘mês das noivas’.

Oficialmente, o mês de maio sempre foi considerado o mês das noivas, mas tendências apontam para que, a partir de agora, o mês de setembro cumpra este ‘papel’.

Por fim, Roberto Camasmie observa: “Acho esta uma época muito bonita, vemos flores por todos os lados, os ipês floridos pelas ruas… E nós, artistas, interpretamos o que vemos, o artista é feito para isto. Pablo Picasso já dizia “eu pinto as coisas como vejo e não como elas são”. Esta é a essência da criação”, finaliza.

No evento de inauguração prestigiaram a exposição “Welcome Flowers” o desembargador Pedro Menin, o presidente da academia latino americana de artes Fábio Porchat, Regina Mansur, dona do maior escritório de advocacia do país, Gina Elimelek, empresária no ramo de cenários para televisão, entre outros.