SÃO PAULO, 27 SET (ANSA) – O professor e escritor brasileiro João Candido Portinari, filho único do artista plástico Candido Portinari (1903-1962), foi condecorado na noite desta segunda-feira (26) com a Ordem da Estrela, um dos principais reconhecimentos concedidos pelo governo da Itália.
A honraria foi entregue pelo embaixador italiano em Brasília, Francesco Azzarello, no terraço do Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro. Também participaram o cônsul Massimiliano Iacchini e a diretora do Instituto Italiano de Cultura na capital fluminense, Livia Raponi.
João promove a obra de seu pai há mais de 40 anos, ajudando a manter vivo o legado de um dos maiores pintores do século 20 e de um filho de imigrantes italianos da província de Vicenza.
Em 2022, São Paulo e Rio de Janeiro já receberam duas importantes exposições sobre Portinari, enquanto a Embaixada da Itália, que possui quatro painéis do artista, organizou em março uma mostra de gravuras inéditas do gênio, pertencentes à coleção particular de João.
Inspirador do primeiro movimento pictórico puramente brasileiro, Portinari deu voz ao povo, às desigualdades e à pobreza, com uma inspiração de fundo – paz, fraternidade e justiça – impregnada de espiritualidade e religiosidade. (ANSA).