Convocado pelo técnico Fernando Santos para os jogos contra República Tcheca e Espanha, pela Nations League, o meia-atacante Rafa Silva, de 29 anos, anunciou sua aposentadoria da seleção de Portugal. Um dos principais destaques do Benfica, o jogador alegou motivos pessoais em sua decisão.

“Informei o técnico Fernando Santos e a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) da minha indisponibilidade para representar a seleção nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos”, anunciou Rafa, em comunicado.

Pela seleção portuguesa, Silva disputou 25 jogos, oito deles como titular. A última partida com as cores nacional aconteceu no dia 04 de setembro de 2021, em um amistoso contra o Catar.

Substituto 

Substituindo Rafa Silva, o atacante Gonçalo Ramos, de 21 anos, foi convocado pelo treinador Fernando Santos. O jovem atleta, que defendia a equipe sub-21, foi chamado para a seleção nacional pela primeira vez.