Vinicius Jr tem o estilo irreverente e criativo que é marca registrada do futebol brasileiro. Assim como Neymar, o jogador do Real Madrid também costuma demonstrar sua personalidade alegre nas comemorações dos gols com danças.
Entretanto, o gingado do brasileiro foi alvo de crítica o empresário Pedro Bravo em um programa de TV da Espanha.
Durante comentário, na última quinta-feira (15), o empresário foi tão incisivo nas críticas ao camisa 20 do Real que acabou usando termo racista para se referir ao jogador. Com a repercussão da fala de Bravo, o brasileiro recebeu apoio de companheiros de Seleção Brasileira e a hashtah “BailaViniJr” ganhou as redes sociais.
Sempre! 🕺🏾😂 https://t.co/VjjN9MtwwV pic.twitter.com/B4K08fLs10
— Vini Jr. (@vinijr) September 16, 2022
Ver essa foto no Instagram
O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Apesar de que o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar sorrindo. E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes. #BailaViniJr pic.twitter.com/yCJxJEAn4a
— Pelé (@Pele) September 16, 2022
Entenda o caso
Em participação no programa “El Chiringuito”, Pedro Bravo, um agente de jogadores, disse que Vini Jr precisa respeitar os rivais ao falar sobre as danças do brasileiro e parar de “macaquice”.
“Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil”, afirmou Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores.
“Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer o macaquice”, completou.
Com a repercussão negativa, o empresário foi ao Twitter para se desculpar e, assim como em outros casos, afirmou que o objetivo não era ofender o jogador brasileiro.
“Quero esclarecer que a expressão “fazer macaquice” que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (“fazer idiotices”). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”, escreveu ele.
Quiero aclarar que la expresión “hacer el mono” que he mal utilizado para calificar el baile de celebración de los goles que hace Vinicius lo hecho de manera metafórica (“hacer tonterías”). Cómo mi intención no ha sido ofender a nadie pido sinceramente perdón. Lo siento ¡!
— Pedro Bravo (@PedroBravoJ) September 16, 2022