Você já parou para pensar em como deve ser o processo seletivo de estágio e trainee realizado no Metaverso? Pois é, essa nova tecnologia imersiva veio para ficar e grandes empresas como Ambev e Nestlé já implementaram a gamificação nos seus últimos recrutamentos.

A IstoÉ conversou com Michel Queiroz, que atua há dois anos como consultor de carreira, para saber mais sobre o processo seletivo feito no Metaverso e de que modo os candidatos podem se preparar para essa novidade.

Como os processos seletivos de estágio e trainee das grandes empresas são concorridos, para se sair bem é necessário que os candidatos se preparem da melhor maneira possível e tenham um entendimento aprofundado sobre as companhias de um modo geral. “O fato da Ambev entregar isso de forma interativa, em um ambiente imersivo como o Metaverso, torna a experiência muito mais divertida e, por consequência, muito mais proveitosa”, disse Michel.

“Acredito que essa modalidade veio para ficar não por ‘modinha’ e sim para solucionar problemas comuns a todos os candidatos. Eles não precisam mais ficar procurando materiais de estudo sobre o funcionamento e a cultura da empresa, a Ambev, por exemplo, trouxe todos os processos de sua cadeia produtiva de forma detalhada e interativa no Metaverso”, completou.

Outro lado positivo dessa interação imersiva é que os candidatos podem entrar em contato direto com os colaboradores para tirarem as suas dúvidas. “Uma vez que dentro do Metaverso os concorrentes têm acesso fácil aos funcionários virtuais representados pelos NPCs (personagens não jogáveis), para orientações sobre como utilizar corretamente o Zoom, por exemplo, ou para tirar dúvidas sobre dinâmicas de grupo.” Isso permite que se tenha mais reciprocidade nas seletivas, diferentemente das entrevistas tradicionais em que o recrutador fica apenas no papel de questionador.

“Outra empresa que aderiu à gamificação em seu processo seletivo de trainee foi a Nestlé, que relatou uma melhora significativa na assertividade das contratações. A desburocratização do acesso à informação e o aumento da interatividade dos candidatos com a cultura da empresa são os grandes ganhos dessa modalidade, e por isso acredito que no futuro muitas outras empresas irão aderir a essa ideia”, explicou Michel.

Com essa mudança no modelo de recrutamento é preciso que os candidatos tenham ao menos um entendimento básico “sobre os conceitos de ambientes e economias virtuais”, afirmou o consultor de carreira.

“Apesar de parecer ‘bicho de sete cabeças’, é importante que os candidatos entendam que o Metaverso é apenas mais uma ferramenta para medir suas habilidades técnicas e principalmente comportamentais”, completou.

Para que os jovens consigam se sair bem e se destacarem nos programas de estágio e trainee, o consultor de carreiras oferece algumas dicas, são elas:

  • Desenvolvimento de suas capacidades de trabalhar em equipe
  • Racionar de forma lógica sob pressão
  • Resolver os problemas propostos dentro do tempo determinado

Vale ressaltar que, como se trata de uma nova tecnologia, as empresas que optam por realizar os seus processos seletivos no Metaverso têm a função de disponibilizar o ambiente interativo. O candidato não precisa ter o equipamento necessário e para ter acesso ao recrutamento.

Processo seletivo

Já que estamos no assunto de seletiva e tecnologia imersiva, a IstoÉ deixa a dica de que a empresa de cervejaria Ambev está com as inscrições abertas para o Programa de Trainee 2023, Programa de Estágio da Ambev e o Estágio Representa, que é voltado exclusivamente para candidatos pretos.

Nos dois programas de estágio é necessário que os concorrentes tenham previsão de conclusão de curso universitário entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. Vale ressaltar que os testes de lógica foram substituídos por games inovadores e interativos.

Já no Programa de Trainee Ambev é preciso que os candidatos tenham concluído o curso universitário entre dezembro de 2019 e dezembro de 2022.

Neste novo recrutamento a empresa conta com uma novidade, além do treinamento dentro das cervejarias e distribuidoras, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência profissional fora do País.

Vale ressaltar que a empresa não exige que os candidatos saibam falar inglês, pois ela irá proporcionar todas as condições e suportes para isso.

Durante o processo seletivo os candidatos irão mergulhar na Cidade Ambev, que é uma plataforma imersiva no Metaverso.

As inscrições para o programa de trainee e estágio da Ambev devem ser feitas até o dia 20 de setembro de 2022 pelo link oficial.