Além da expectativa de abrir os pacotinhos de figurinhas e completar o álbum da Copa do Mundo, muitos colecionadores ficam ansiosos para ver os jogadores da Seleção Brasileira que vão integrar o livro ilustrado. No entanto, a escolha é feita antes mesmo de Tite anunciar os convocados.
Nesse sentido, a Panini precisa decidir muito antes os jogadores que terão suas imagens impressas nos cromos para serem colados no álbum da Copa do Qatar deste ano. Pensando por esse lado, a IstoÉ resolveu questionar a empresa para entender como esse processo funciona.
“A Panini faz uma curadoria e um estudo baseado na performance de cada jogador para tentar prever os jogadores que serão escalados pelo técnico da seleção brasileira, neste ano o Tite. Em busca da maior assertividade, parte do estudo também envolve a análise de convocações durante a preparação para a Copa do Mundo. Essas informações associadas resultam na escalação Panini para o álbum”, explicou a empresa.
Além disso, a Panini deixou claro que caso ocorra algum erro na escolha de algum jogador, figurinhas de atualização serão produzidas.
Outra dúvida que sempre surge é se a Confederação Brasileira de Futebol participa de alguma forma no processo de definição do jogadores. De acordo com a Panini, a responsabilidade fica 100% sob a empresa.
“A CBF não escolhe os nomes, essa atribuição fica a cargo do time da Panini. O trabalho feito com a federação é de aprovação das informações sobre os jogadores que estão nas figurinhas e do layout”.
No álbum, mas não na Copa
Como colecionar o álbum é uma atividade que atravessa gerações é possível ouvir de várias pessoas que tal jogador estava em seu álbum, mas não foi à Copa do Mundo. Isso é mais normal do que se pensa, pois para se ter uma ideia, a última vez que a lista de convocados pelo técnico da Seleção Brasileira bateu com a do álbum foi em 1990. Na época o treinador do Brasil era Sebastião Lazaroni.
Desde então ou até mesmo antes do mundial na Itália, alguns jogadores tiveram seus rostos estampados, mas não foram convocados. A lista de atletas tem nomes de peso como Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Leandro, Felix, Carlos Alberto Torres e Romário. Confira alguns nomes:
1970: Dirceu Lopes
1974: Felix, Carlos Alberto, Marinho, Clodoaldo, Carbone e Palinha
1978: Zé Maria, Luís Pereira, Raul e Paulo Cezar
1982: Zé Sérgio
1986: Leandro, Renato Gaúcho, Éder, Toninho Cerezo e Mozer
1990: Todos foram convocados
1994: Ricardo Gomes, Palhinha e Evair
1998: Romário, Zé Maria, Flávio Conceição e Mauro Silva
2002: Juan e Emerson (versão brasileira); Antônio Carlos Zago, Mauro Silva, Emerson e Zé Roberto (versão no exterior)
2006: Roque Junior, Júlio Batista e Renato
2010: Adriano, Ronaldinho Gaúcho e André Santos
2014: Robinho
2018: Giuliano
Vale lembrar que a penúltima convocação do técnico do Brasil sai no próximo dia 9 de setembro para os amistosos contra Gana, dia 23 de setembro, e Tunísia, dia 27, os quais devem ser jogados na Inglaterra e na França.