Apesar de ser uma doença antiga, ainda existem questionamento em torno das causas que levam ao desenvolvimento da endometriose, a doença que afetou a cantora Anitta recentemente, e que teve até que se submeter a uma cirurgia como parte do tratamento.

“É uma doença que apesar dos avanços médicos e científicos permanece ainda com origem definitiva pouco conhecida, Para se ter idéia diversas são as teorias que tentam explica-la , porém ainda não conseguimos justificar diversos casos por exemplo”, comenta o Dr. André Vinícius, que ainda fala sobre os tratamentos para o problema.

Leia também: Anitta relata dificuldade após cirurgia de endometriose

A endometriose, a grosso modo, nada mais é que a presença de tecido da camada que reveste internamente o útero (endométrio) uma localização errada – fora do útero. O que, pode causar dores para urinar, para evacuar, dores e desconforto na relação sexual e ainda infertilidade. Em algumas dessas situações, a cirurgia pode ser o tratamento o mais indicado, porém não é a única estratégia a ser adotada.

“A cirurgia consegue retirar os focos visíveis da endometriose, mas há todo um processo de recuperação por trás, como o que a cantora Anitta teve que se submeter. Algumas pacientes conseguem tratar a questão com o uso de anticoncepcionais associados com mudança na alimentação , exercícios físicos entre outras estratégias de mudança de estilo de vida, mas ainda existe uma divisão até entre especialistas sobre isso”, diz o profissional.

A endometriose pode ainda cursar com fortes dores abdominais, cólicas menstruais mais intensas, infertilidade e até alterações do hábito intestinal. Pode ser identificado por meio de exame físico (realizado pelo ginecologista) e exames de imagem como ultrassonografia e ressonância da pelve e, assim que ocorrer o diagnóstico, medicação oral para bloqueio hormonal pode ser administrada para reduzir a sintomatologia.

“A dor pode ser inclusive incapacitante, limitando a paciente de realizar atividade básica da sua rotina. Importante também não negligenciarmos quando adolescentes começam a faltar aula em virtude de cólicas menstruais intensas – a endometriose te acontecido em idades cada vez mais jovens”, finaliza o médico.