O ministro Alexandre de Moraes tomou posse de forma oficial na noite desta terça-feira (16) como novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O também ministro Ricardo Lewandowski será o vice. Eles irã comandar o processo eleitoral de outubro deste ano.

O agora ex-presidente do TSE, Edson Fachin, foi quem abriu abriu a cerimônia. Em sua fala, o ministro apresentou o Alexandre de Moraes e o chamou para tomar posse de seu novo cargo, após leitura do compromisso regimental. Em seguida, coube ao próprio Moraes chamar Ricardo Lewandowski para a leitura do compromisso regimental e assumir oficialmente como vice-presidente.

Em seu discurso, já como novo presidente do TSE, Moraes se disse honrado com o novo cargo, relembrou sua trajetória profissional e fez questão de insistir na defesa em prol da democracia.

A cerimônia em Brasília reuniu 2 mil convidados, entre eles o presidente Bolsonaro e os ex-presidentes Lula, Dilma, Temer e Sarney. Também estiveram presentes governadores, parlamentares e embaixadores estrangeiros.