A solenidade de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira, às 19h, em Brasília, será uma das mais concorridas da história. Além de todos os sete ministros da Corte e do STF, estarão presentes o atual presidente Jair Bolsonaro e todos os seis ex-presidentes ainda vivos (Temer, Dilma, Lula, Fernando Henrique, Collor e Sarney).

O cerimonial do TSE informa que a lista de convidados tem 2000 nomes, entre eles, 21 governadores e dezenas de prefeitos, entre os quais os de São Paulo, Rio e Belo Horizonte. “Nem na posse presidencial teve tantos governadores e ex-presidentes juntos”, disse um dos assessores do tribunal que estão organizando o evento.

A posse será transformada num ato pela democracia e contra as ameaças ao Estado de Direito. Como se sabe, o ministro Alexandre de Moraes tem sido alvo de ataques por parte de grupos bolsonaristas exatamente pela defesa que faz incansavelmente da democracia e do Estado de Direito. Bolsonaro, inclusive, vinha fazendo ameaças constantes do ministro, com ofensas pessoais, atribuindo-lhe “perseguição política”. Na verdade, o presidente não se conforma pela ação enérgica do ministro em sua luta pela manutenção da estabilidade política e na defesa das instituições.

Para quebrar o gelo, o ministro foi ao Palácio do Planalto na semana passada levar em mãos do presidente o convite para a posse, acompanhando por Lewandowski. Em retribuição, Bolsonaro lhe deu uma camisa do Corinthians, clube para o qual o ministro torce (Bolsonaro é palmeirense). É de se esperar, portanto, que o clima no evento desta terça-feira seja composto por todos os requisitos democráticos.

Até por isso, toda a festa será transmitida ao vivo pelo canal do TSE no YouTube e pelas redes sociais do Poder Judiciário. Além de Moraes na presidência, assumirá Ricardo Lewandowski como o vice-presidente.