11/08/2022 - 10:03
Quem não gosta de ir ao teatro, rir e se divertir? Para a atriz Paula Barros, que estreia nesta sexta-feira (12) o espetáculo “A História é Uma Istória” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é um reencontro com a infância. Formada em artes cênicas e com um exponencial crescimento no segmento, Paula se destaca na peça escrita por Millôr Fernandes. Sob direção de Ernesto Piccolo, o espetáculo conta com Bruno Ahmed, Bruno Suzano no elenco.
“Em 2017, eu participei de um Festival de Cenas Curtas onde o tema era comédia brasileira. Havia uma lista de renomados autores e quando eu vi que poderia escolher Millôr Fernandes, imediatamente optei por ele. Acabou sendo o texto ‘A História é uma Istória’ que adaptei para um esquete de 10 minutos. A montagem completa surgiu em um telefonema para tratar de outro assunto”, revela Paula.
Em contato com Bruno Ahmed, co-produtor e ator de “A História é uma Istória”, Paula relembra como foi a conversa. “Em 2019, o Bruno Ahmed, um amigo de muitos anos do Teatro Tablado, e agora parceiro de cena e co-produtor, me ligou e no final da ligação, quase desligando, despretensiosamente, perguntou: ‘Última coisa, Paulinha. Você não tem um texto bom de comédia focado nos atores e no jogo de cena?’ e eu respondi: ‘Eu tenho.’ Aí ‘A História’ começou”, acrescenta a atriz.
Levando aos palcos um texto divertido com uma abordagem contemporânea, mas respeitando seu lado clássico, a adaptação brinca com a longevidade das histórias.
“O espetáculo é uma comédia divertidíssima que aborda fatos do passado que se repetem até hoje e as consequências que repercutem até hoje. Existe uma atualidade que é até espantosa porque seria de se esperar que a sociedade tivesse evoluído”, comemora Paula Barros.
Para o projeto, o consagrado Ernesto Piccolo foi encabeçado para comandar a direção. Assim, o espetáculo toma forma com nomes consagrados no meio artístico.
“Ernesto Piccolo é um homem e um profissional brilhante. A mente de um gênio com o coração de um pai. Neco (e toda a equipe), após o convite do Sesc em abril para estrearmos em maio, topou o desafio de levantar o espetáculo em menos de um mês de ensaio. Minha relação com ele é de amor, gratidão, admiração e confiança imensuráveis”, disserta a atriz.
“A História é uma Istória” estreia nos palcos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Sala Mário Tavares, uma das casas mais emblemáticas do mundo, nesta sexta-feira (12). A temporada chega após a estreia da peça no SESC.
“Estar em cartaz no Theatro Municipal é uma honra e uma felicidade gigantescas. Estou muito entusiasmada em levar a montagem, fruto do trabalho de uma equipe extremamente unida e competente, para cada vez mais pessoas. É também, resultado do meu estudo e trabalho como produtora, porque foi um prêmio conquistado por aprovação em edital. A oportunidade de apresentar na Sala Mário Tavares, anexa ao Municipal, é uma interseção entre arte e espaço, porque estamos falando de história em um lugar fundamental da história do Rio de Janeiro e do Brasil”, conclui Paula.