‘Anormal viver com essa dor’: Entenda cirurgia de endometriose de Anitta

Anitta desabafou no Twitter, na noite dessa quinta-feira (7), sobre a uma cirurgia que fará para acabar com o sofrimento causado pela endometriose

»Entenda o que é endometriose

“Não tem bactéria. Nunca teve em nenhum dos exames. A doutora (enviada pelo meu anjo da guarda só pode), fez na mesma hora uma ressonância em mim e estava lá: endometriose. No dia seguinte ela me levou a um especialista. Fizemos os outros exames necessários para ter certeza e aí está. Falta de higiene? Não. Falta de preservativo? Não. Falta de água? Não. Falta de pesquisar a fundo todas as variáveis que cada corpo pode responder a uma anomalia? SIM “, criticou ela.

“Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia. Procurem mais de um médico, mais de uma opinião. Se um não resolver… vai pra outro até resolver. Não é normal a gente viver com essa dor assim pra sempre”, esclareceu.

Segundo a ginecologista Janaina Ribeiro, procurada pela reportagem para comentar o procedimento, nos casos de endometriose profunda, a mulher pode precisar passar por procedimentos cirúrgicos, que realizam uma raspagem do endométrio que se movimento para órgãos diversos. “Principalmente se os sintomas estejam impedindo a mulher de seguir com suas atividades diárias e causando uma dor e sintomas extremos, além de um comprometimento no órgão afetado pela endometriose profunda”, explicou.

“A cirurgia pode ser feita por videolaparoscopia e a recuperação depende do tamanho da cirurgia, que será de acordo com o grau de endometriose de cada paciente”, emendou.

Segundo Janaina, a endometriose não tem cura. “Essa é uma condição crônica, que dura por toda a vida e costuma somente parar de demonstrar seus sintomas depois da menopausa, quando há um declínio nos hormônios”, finalizou.