Coluna: Pedro Franco

Arquiteto, designer e filósofo, Pedro Franco é considerado um dos maiores expoentes do design brasileiro da atualidade. Atuante e premiado desde anos 2000, criou peças que se tornaram ícones do design brasileiro como a Cadeira Esqueleto e a Poltrona Underconstruction.A tensão entre o Artesanato e Arte x Indústria é uma constante em seu trabalho. Suas peças Limited Edition pertencem a museus e a Coleções Privadas de Alto |Design.Hoje divide-se entre a criação de peças "Limited Editions" conceituais artesanalmente e a Direção de Arte e design industrial para a Indústria Alotof Brasil (por ele fundada em 2012, única indústria autorizada a produzir suas peças).Desenvolve também projetos especiais e exclusivos para grandes marcas do segmento da Alta Decoração: Sherwin Williams (Tintas) Arauco (Paineis melamínicos ) Portinari (Cerâmica) São Carlos (Tapetes) Texion (Tecidos) são marcas para as quais desenvolve trabalhos há diversos anos. Importantes mídias vêm destacando seu trabalho, tais como: o Jornal Italiano Corriere della Sera, que o denominou como “La New Wave del Design Brasiliano”, o Jornal americano The New York Times, que inseriu a sua Poltrona Underconstruction como "Uma das 4 Tendências do Salão de Milão”, a Revista Brasileira IstoÉ, denominando-o como a "Nova Estrela do Design Brasileiro” a Revista Platinum, que o designou como "O embaixador do design brasileiro"É constantemente convidado a ministrar Palestras nos maiores eventos mundias de design: Salone del Mobile (2012 e 2017), convidado pela curadora Marva Griffin; Seoul Design Festival (2019); Politécnico di Milano (2019) Politécnico di Torino (2009), além de ministrar em média 60 palestras/ano por todo o território brasileiro.

Conheça uma poderosa ferramenta para mudar você e o mundo

Móveis desenhados pela companhia ucraniana Noom expostos no Salão do Móvel de Milão, em 6 de junho de 2022
Móveis desenhados pela companhia ucraniana Noom expostos no Salão do Móvel de Milão, em 6 de junho de 2022 Foto: AFP

Inicio hoje, um grande desafio em minha jornada profissional. Compartilhar semanalmente com todos vocês, aqui nesse honroso espaço de IstoÉ Online, um pouco desse maravilhoso mundo que é o Design.

Apesar de arquiteto, preencho orgulhosamente fichas de dados que requerem a profissão como designer, desde 2000.

O ofício dominou por completo a minha vida, a ponto de diversas discussões com meu terapeuta que insistia que precisava de um hobby, que não meu trabalho.

Guerra perdida, o mesmo continua mesclado no meu quotidiano. Hobby? Trabalho? Ambos !

E o que é design?

Bom, para mim uma ferramenta tão intensa que pode mudar o mundo.

O design está em tudo. Desde este pequeno aparelho de celular que por certo você está utilizando para “folhear” essa revista; na caneta que se utiliza para preencher dados ou ainda no veículo que utiliza para transporte independente de qual ele seja.

O design é tão importante que, para mim, não deveria ser um substantivo, mas sim um pronome, um sujeito.

O mundo está demasiadamente poluído? Culpa do design (ou da falta dele). O aparelho que você tem nas mãos transformou-se na sua agenda, no seu arquivo de e-mails enviados e recebidos, na sua biblioteca de músicas. Isto também é culpa do design.

Você está com dor nas costas após intensas horas de trabalho? Ou sua casa está um tédio? Novamente a culpa é do design.

Percebem a importância e por que acho que ele deveria ser um pronome?

Nos dias atuais, o design tem ainda mais importância na (re)construção necessária de um novo mundo.

Acredito que tenha percebido, durante a pandemia, como os móveis de sua casa “falam” com você e de como nossa casa é muito mais que um espaço dormitório.

A idéia dessa coluna é abrir um espaço de aculturamento para aqueles que pouco sabem sobre o tema e um espaço de compartilhamento para aqueles que sabem.

Quer saber porque aquela peça de design é tão cara? Qual são as novidades e tendências?

Temos um encontro marcado por aqui.