São Paulo, 18 – A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon elevou em 1,2 milhão de toneladas a estimativa para a safra de trigo da Rússia na temporada 2022/23, o que representa um novo recorde de 88,6 milhões de toneladas. A revisão é baseada “nas excelentes condições das colheitas de inverno e em um aumento na área de trigo da primavera”, segundo afirma em relatório enviado a clientes. Na safra 2021/22 o país produziu 76 milhões de toneladas de trigo.

Segundo a SovEcon, as reservas de umidade estão próximas ou excedem a média na maior parte das áreas produtoras, ficando um pouco abaixo da média na região sul de Rostov (principal produtor de trigo), em virtude do clima seco nas últimas semanas.

O analista de mercado de trigo da região do Mar Negro e diretor da SovEcon, Andrey Sizov, permanece otimista e não afasta a possibilidade de um novo aumento na previsão.

“O surgimento das plantas após o inverno e o clima de março-abril foi um estágio importante e as plantas parecem melhores depois da previsão do tempo para as próximas semanas”, afirma Sizov.

A estimativa final da área de trigo da primavera foi aumentada de 11,9 milhões de hectares para 12,1 milhões de hectares.

Já a estimativa de rendimento de trigo de inverno foi aumentada em 0,05 tonelada por hectare para 4,0 toneladas por hectare (ante 3,4 toneladas por hectare em 2021).

Este é o segundo maior número da história, apenas abaixo de 4,1 toneladas por hectare em 2017.