New York Times nomeia Joseph Kahn como editor-executivo

New York Times nomeia Joseph Kahn como editor-executivo

Por Helen Coster

(Reuters) – O The New York Times nomeou Joseph Kahn como editor executivo nesta terƧa-feira.

Kahn, editor-chefe do jornal, segundo cargo mais importante na redaĆ§Ć£o desde setembro de 2016, sucederĆ” Dean Baquet.

Baquet, 65 anos, estĆ” no posto de editor-executivo desde 2014. O The New York Times disse que ele permanecerĆ” na empresa para liderar um novo empreendimento, sem dar mais detalhes.

“Alguns interpretarĆ£o essa promoĆ§Ć£o como um sinal de confianƧa em nosso caminho atual. Isso Ć© verdade”, disse o presidente do conselho do The New York Times e editor A.G. Sulzberger num memorando interno. “Sob Dean e Joe, o Times se fortaleceu em praticamente todos os sentidos.”

O executivo acrescentou: “O Times tem uma prĆ”tica de longa data de editores deixando o comando aos 65 anos, o que Dean queria honrar, dada sua forte crenƧa de que Joe estĆ” mais do que pronto para ocupar seu cargo”.

Sob Baquet, primeiro editor-executivo negro do The New York Times, o jornal de 171 anos enfrentou ataques do ex-presidente dos EUA Donald Trump, cujo perĆ­odo Ć  frente do paĆ­s levou a um aumento no nĆŗmero de leitores pagantes.

Em fevereiro, a empresa disse que atingiu a meta de 10 milhƵes de assinaturas, bem antes da projeĆ§Ć£o de alcanƧar a marca em 2025, e estabeleceu um novo objetivo de pelo menos 15 milhƵes de assinantes atĆ© o final de 2027.

A mudanƧa para um modelo mais baseado em assinatura foi uma tentativa de solucionar as falhas da estratƩgia tradicional ligada Ơ publicidade na era digital.

Durante o comando de Baquet, o The New York Times ganhou 18 prĆŖmios Pulitzer, considerado o mais prestigiado do jornalismo nos EUA. O jornal se expandiu alĆ©m de sua base de notĆ­cias impressa e digital, apresentando produtos em categorias como culinĆ”ria, dicas de compras e quebra-cabeƧas, como o jogo Wordle, adquirido em janeiro.

Naquele mĆŖs, a empresa tambĆ©m comprou o negĆ³cio de mĆ­dia esportiva digital baseada em assinatura The Athletic, por 550 milhƵes de dĆ³lares. Em 2020, o The New York Times comprou a Serial Productions, empresa por trĆ”s do podcast “Serial”, por mais de 25 milhƵes de dĆ³lares. E em 2016, adquiriu os sites de crĆ­ticas de produtos The Wirecutter e Sweethome por mais de 30 milhƵes de dĆ³lares.

(Por Helen Coster, em Nova York)

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