Coreia do Norte celebra fundador com dança e música, mas sem indicação de desfile militar

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte comemorou o 110º aniversário de nascimento do falecido fundador Kim Il-Sung nesta sexta-feira com fogos de artifício, uma procissão e uma noite de gala na praça principal de Pyongyang, com milhares de pessoas em trajes tradicionais coloridos cantando e dançando.

“O Dia do Sol” é o maior feriado anual da Coreia do Norte. Kim, que morreu em 1994, fundou o regime autoritário agora liderado por seu neto, Kim Jong Un.

O feriado deste ano marca 110 anos desde que Kim Il-sung nasceu em 15 de abril de 1912, e a Coreia do Norte normalmente realiza comemorações maiores a cada cinco e dez anos de aniversário.

O líder Kim Jong Un visitou o mausoléu de seu avô e participou de uma “reunião nacional e uma procissão pública” na Praça Kim Il-sung, em Pyongyang, mas não fez comentários públicos. Uma autoridade de alto escalão falou na reunião, dizendo que a Coreia do Norte superará todas as dificuldades e sempre sairá vitoriosa, disse a agência de notícias estatal KCNA.

A mídia estatal transmitiu imagens ao vivo de um evento de gala noturno na praça Kim Il-Sung após o pôr do sol desta sexta-feira, mas sem sinal de um desfile militar. Outros eventos anteriores incluíram concertos, exposições de arte e seminários ideológicos.

(Tradução Redação Brasília, 55 11 5047-2695)); REUTERS BC)