VILNIUS (Reuters) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pediu nesta terça-feira à União Europeia que imponha sanções ao petróleo e a todos os bancos russos e estabeleça um prazo para encerrar as importações de gás russo.
“Não podemos esperar… Precisamos de decisões poderosas, e a UE precisa tomá-las agora. Eles precisam sancionar o petróleo e todos os bancos russos… Cada Estado da UE precisa estabelecer termos sobre quando recusar ou limitar fontes de energia (russas) como gás”, disse ele.
“Só então o governo russo entenderá que precisa buscar a paz, que a guerra está se transformando em uma catástrofe para eles”, afirmou Zelenskiy ao Parlamento lituano em um discurso em vídeo.
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou suas tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro no que ele chama de operação militar especial para desmilitarizar e “desnazificar” a Ucrânia. A Ucrânia e o Ocidente dizem que Putin lançou uma guerra de agressão não provocada.
O Executivo da UE está elaborando propostas para um possível embargo de petróleo da UE à Rússia, disseram ministros das Relações Exteriores, embora ainda não haja acordo para proibir o petróleo russo.
Estimulado pelo que a Ucrânia diz serem assassinatos de civis por tropas russas desde o início da invasão, o bloco aprovou na semana passada uma quinta rodada de sanções à Rússia, que incluiu o fim das importações russas de carvão.
Zelenskiy disse ao Parlamento que os soldados russos se comportaram da mesma forma em todos os lugares em que estiveram, como na cidade de Bucha. As forças russas são acusadas de matar muitos civis lá, embora o Kremlin tenha negado isso e diga que o incidente foi encenado.
(Reportagem de Andrius Sytas)