Perto de um episódio que aconteceu na semana passada, na Holanda, os estranhos casos de roubos de queijo que registramos aqui na Menu parecem brincadeira de criança.

+Dupla é presa fugindo com 81 caixas de queijo roubadas em Minas Gerais
+Ladrão de queijos é preso em telhado de sacolão de Belo Horizonte
+Trio rouba dois queijos, um doce e foge de carroça em MG
+ Descoberta no deserto do Kalahari leva a revisão da origem humana

Segundo um casal de produtores de queijos holandês, que não teve a identidade revelada, um grupo de ladrões invadiu sua fazenda e roubou 60 peças de queijos de 10 kg, avaliadas em €21 mil (cerca de R$ 108 mil).

O casal nunca havia tido problema parecido anteriormente e agora está preocupado com o motivo do roubo. Eles suspeitam que estavam sendo vigiados pelos bandidos e temem que possam ser alvo do grupo novamente.

“Nosso portão está sempre fechado, a não ser no dia que o leiteiro vem fazer as entregas. Eles provavelmente sabiam disso”, disse o casal em entrevista para a Omroep Brabant, TV pública da Holanda.

Theo Dekker, presidente da organização de produtores de laticínios Bond van Boerderij-Zuiverlbereiders, o roubo foi bem planejado e cometido pelo crime organizado. “Estamos com medo e sugerimos que todos os produtores reforcem a a segurança de suas fazendas”, disse Dekker.

Casos similares foram registrados no ano passado, mas o valor não foi tão alto, segundo o representante dos produtores. Os queijos costumam ser cortados em pedaços, para dificultar a identificação dos produtores, e vendidos plela internet.

(*) Da redação da Menu