Os aldeões ucranianos tentavam escapar das zonas de combate ao redor de Kiev, enquanto os combates continuavam entre as tropas russas e ucranianas.

Petro Lytvyn, de Motyzhyn, na região de Kiev, disse que três pessoas foram baleadas quando um comboio militar passou por seu vilarejo, que fica a 50 quilômetros a oeste de Kiev.

“Quando o comboio estava passando por aqui, uma pessoa saiu e foi baleada”, disse ele na quinta-feira. “Nosso médico local com seu filho estava tentando levá-lo ao hospital.”

De acordo com Lytvyn, eles não chegaram ao hospital – foram mortos a tiros no carro do médico.

Os moradores estavam hesitantes em se aproximar do carro crivado de balas e recuperar os corpos, caso o veículo estivesse preso em uma armadilha.

Outra moradora local, Olena Dovzhenko, fez as malas na quinta-feira e falou com a Associated Press quando estava saindo de carro com sua família e seu cachorro de estimação.

Ela disse que teve problemas para se acalmar, comer ou beber durante os primeiros três dias de conflitos, mas agora estava se acostumando com o som.

“No início, meu coração estava batendo forte, tive ataques de pânico”, disse ela. “Eu estava apenas sentada chocada e não sabia o que fazer.”