Após a Rússia invadir a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), a UEFA marcou uma reunião emergencial de seu Comitê Executivo. A final da Champions League desta temporada está marcada para acontecer em São Petersburgo, na Rússia, mas a reunião pode modificar a sede.

Segundo a confederação europeia, os representantes das federações foram convocados pelo presidente Aleksander Ceferin e se encontrarão na próxima sexta-feira (25) para “avaliar a situação e tomar todas as decisões necessárias”.

Mesmo São Petersburgo estando distante da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, o envolvimento dos russos em um confronto bélico poderia tornar inviável a realização da final no país. Além disso, a UEFA poderia sofrer uma grande pressão política, uma vez que estaria realizando seu principal jogo da temporada em um país que vem sendo criticado por diversas potências mundiais por conta da postura contra os ucranianos.

Caso a mudança de planos se confirme, São Petersburgo terá seu segundo adiamento como palco da final da Champions League. A cidade russa foi escolhida em 2019 como sede para a final da competição, mas a pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos e Lisboa foi o palco da decisão.