Obras literárias de romance e ficção podem ser boas leituras, mas livros de autoconhecimento e temáticas sociais também são aquisições valiosas ao seu repertório cultural.

+ Especialista ensina 8 técnicas para preservar sua saúde mental neste ano 

Estudo indica técnica simples para melhorar a visão

Alguns desses livros ultrapassam barreiras como religião, classe social e orientação sexual, sendo considerados leituras indispensáveis por suas leitoras.

A seguir, confira cinco livros — escritos por mulheres — extremamente relevantes para mulheres que querem conhecer mais sobre si e sobre o universo feminino.

Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés

Editora Rocco

Publicado em 1992, o livro “Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem” alia fábulas e mitos da história à explicação de como, ao longo dos anos, mulheres foram condicionadas a serem “domesticadas”. Ao mesmo tempo, faz com que as leitoras redescubram sua loba interior. 

A obra da psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Estés segue sendo um sucesso de vendas mesmo 30 anos após o seu lançamento: de acordo com a “PublishNews”, portal de notícias sobre a indústria editorial, ele ficou em quinto lugar na lista geral (de todos os temas) de livros mais vendidos no Brasil no ano de 2021.

Os prazeres da mulher, de Elizabeth Davis

Amazon

Em “Os prazeres da mulher: Para mulheres. Sobre mulheres. Por uma mulher”, a especialista em saúde reprodutiva Elizabeth Davis busca clarificar o tema do prazer feminino com conteúdos sobre sexo, cultura e mudanças sexuais em cada fase da vida das mulheres. A obra é embasada em informações científicas, mas é redigida em uma linguagem de fácil entendimento, tal qual uma conversa entre duas mulheres.

Sejamos todos feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

Companhia das Letras

Adaptado de um discurso feito pela autora no evento TEDxEuston, “Sejamos todos feministas” conta com apenas 64 páginas. No entanto, o ensaio traz uma introdução rica sobre o significado de ser feminista, bem como a importância de desmistificar o “horror” que algumas pessoas têm ao termo. 

Em seu discurso, Chimamanda Ngozi Adichie faz uma relação entre a experiência de ser mulher e a importância de ser feminista em sua história. Apesar de ser recomendado especialmente para quem quer aprender sobre o feminismo, o livro pode ser lido por pessoas de todos os gêneros e níveis de conhecimento sobre o movimento.

Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas

Amazon

Ideal para as amantes da poesia, “Um útero é do tamanho de um punho” traz uma série de poemas que misturam um humor ácido com a contestação de papéis de gênero na sociedade — e apesar da temática, o movimento feminista não é citado na obra.

De acordo com a apresentação do livro, publicada pela Companhia das Letras, Angélica Freitas “subverte as imagens absolutamente gastas do que se espera do gênero feminino — anunciadas em capas de revistas e em vitrines de lojas de departamentos —, e joga luz — com inteligência, sagacidade e senso de humor aguçado — sobre o nosso tempo”.

Me poupe!, de Nathalia Arcuri

Editora Sextante

O livro “Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” ajuda, com uma linguagem simples, quem precisa colocar as finanças em dia.

Criadora do maior canal de finanças do mundo no YouTube, Nathalia Arcuri detalha, em seu livro, formas de “quitar dívidas, poupar e investir para ter ainda mais dinheiro e alcançar a liberdade financeira”, como ela mesma descreve, em entrevista ao Estadão.