Investir em venture capital ou no mercado financeiro: qual vale mais?

Divulgação
Guga Stocco: “Empreender ou investir em venture capital demanda um investimento inicial maior e tem mais oscilações, mas quando acontece, rende muito mais” Foto: Divulgação

Será que dá mais retorno empreender ou investir o dinheiro no mercado financeiro? Para o multifacetado Guga Stocco, é possível ganhar mais empreendendo ou investindo diretamente em fundos de venture capital, que apostam em empresas que ainda precisam dar um salto de crescimento, do que aplicar o dinheiro no mercado financeiro, seja em renda fixa ou variável.

“No mercado financeiro você toma decisões na hora”, aponta Stocco. “Empreender ou investir em venture capital é tomar decisões mais de médio prazo, com um investimento inicial maior e mais oscilações, mas quando acontece, rende muito mais.”

Ele conta que alguns investimentos dão retorno de até 80% por mês, mas que é preciso reinvestir sempre para o negócio não morrer. “Quando vendemos a empresa, o múltiplo é de dez vezes o faturamento”, afirma. “Não existe investimento em bolsa que consiga bater essa lucratividade, o problema é o risco.”

Múltiplas experiências de venture capital

O convidado do novo episódio do MoneyPlay Podcast, programa voltado para o mundo das finanças, apresentado pelo educador financeiro Fabrício Duarte, fala com propriedade. Ele começou a carreira em um banco de investimento, trabalhou em grandes empresas, como Microsoft e Buscapé, e passou por três fundos de venture capital.

Hoje, atua no Futurum.Capital, um fundo de venture capital de alta tecnologia do qual é co-fundador, e como membro dos conselhos de administração da Falconi Participações, Totvs, Vinci Partners, Banco Original e Grupo Dasa.

No programa, ele fala sobre a experiência de investir em três unicórnios brasileiros – Gympass, Loggi e Hotmart – e o motivo para investir em empresas e não apenas empreender. “Não dá para fazer tudo, então procuramos empresas que estão fazendo e aproveitamos as oportunidades.”

O segredo para dar certo? “Ser experiente no setor em que está investindo”, ensina. “É como investir em ações: você monta uma tese e avalia todos os lados do negócio.” Stocco segue a tríade construir um negócio, comprar pronto ou fazer parcerias. “Quando você ajuda a construir, a margem é muito maior do que só investir.”

>>> Assista aqui o vídeo na íntegra.

+ Conheça índices estranhos do mercado financeiro

+ Renda fixa: especialista tira as principais dúvidas de investidores

 + Como os investimentos são influenciados pelos ciclos econômicos?

>>> Confira aqui todos os episódios do programa.