concerto-para-dois-clowns_div_1280x720
Cena do espetáculo francês “Concerto para Dois Clowns”: música clássica e humor

A partir deste sábado (1/10), artistas da França, Bélgica, Peru, Bósnia, Finlândia, Dinamarca, Canadá e Brasil se encontram no Rio de Janeiro em uma jornada de intercâmbio na qual diversas linguagens se conectam.  “Há um tanto de tudo no FIL: reflexão, profundidade, contundência, inovação e entretenimento para toda a família”, afirma a diretora do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, Karen Acioly.

A abertura, no Espaço Tom Jobim, traz o tocante e divertido espetáculo francês “Concerto Para Dois Clowns”, inédito no Brasil. Nas artes visuais, o fotógrafo Odir Almeida mostra a cidade do Rio de Janeiro vista a partir do mar em uma exposição com curadoria de Maria Arlete Mendes Gonçalves. Encerrando o primeiro final de semana do festival, o francês Thomas Pachoud conversará com o público sobre sua técnica e criação artística após a última apresentação do espetáculo “Shape of Light”.

A programação completa, que este ano está concentrada nos centros culturais Oi Futuro (Flamengo e Ipanema), no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Jardim Botânico e no Espaço Tom Jobim, pode ser consultada no site www.fil.art.br.

Destaques da programação

Master Class
Com Thomas Pachoud, após a última apresentação do espetáculo “Shape of Light”, no domingo 2.

Performance
Gilmar Machado e Ruis Vargas farão uma obra juntos durante o lançamento de seus livros “Guilber” e “Sai de mim, mimimi”

Oficina
Cia. Asterions Hus (Dinamarca): cinco dias de experiência de teatro com cinco casais de artistas brasileiros a partir do texto de “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.