Embalados por vitórias e com campanhas semelhantes, Fluminense e Botafogo defendem, nesta quinta-feira, às 20 horas, no Engenhão, o bom momento neste início de temporada. O confronto direto por posição no G4 do Campeonato Carioca terá mando invertido por causa da reforma do gramado do Maracanã.
Empolgado após triunfar diante do Flamengo, no fim de semana, por 1 a 0, o Fluminense joga como mandante com a missão de manter o retrospecto recente de bons resultados diante do rival. São quatro vitórias nos últimos seis jogos e quase três anos sem derrotas no clássico.
“O Botafogo vem em uma caminhada muito boa desde o acesso, neste início de Carioca, com o elenco e o treinador que conseguiram manter. Vamos enfrentar um time muito organizado”, enfatiza o zagueiro Nino. “Os clássicos se resolvem nos pequenos detalhes. O fator a ressaltar é a concentração do time, acreditamos até o final. Nos mantemos concentrados, brigando por todas as bolas até o final.”
O defensor aposta na força defensiva da equipe para novamente o Fluminense triunfar diante de um gigante do estado. “O time está se sentindo muito seguro defensivamente, temos muita qualidade nesse setor. Enxergamos um efeito rápido e positivo do trabalho do professor Abel (Braga)”, elogia.
Manter a seriedade é uma das lições que o treinador vem passando para o reformulado Fluminense. E Nino aprendeu rápido a como se comportar nos duelos gigantes. “Tentamos encarar os clássicos como finais. A nossa direção bate muito nessa tecla. Ficamos felizes com esse desempenho, focamos nos pequenos detalhes e creio que isso tem feito toda a diferença.”
Já o Botafogo, brigando rodada a rodada com o Vasco pela liderança, defende sua invencibilidade na competição, na qual ganhou três e empatou uma, e pela primeira vez desde o acesso na Série B, terá um rival da elite pela frente. A ordem é mostrar força como na virada por 4 a 2 sobre o Madureira e nos 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu, segunda-feira, frente um rival bastante reforçado.
“Se trata de um grande time, com um treinador extremamente vencedor, com títulos significativos, uma referência para todos nós. A dificuldade é enorme, tem grandes atletas, elenco reforçado e de qualidade, talvez o que mais se reforçou”, ressalta o técnico Enderson Moreira. “Espero que façamos um grande jogo e com condições de buscar mais uma vitória. Vamos nos preparar da melhor forma possível.”
Apesar de elogiar o oponente, o treinador garante que o Botafogo chega forte para quebrar o tabu que dirá desde o Brasileirão de 2019, quando fez 1 a 0 no dia 11 de maio, com Alex Santana.
“Já fomos testados, pois todos adversários são difíceis. Enfrentamos times que venceram gigantes do futebol”, avalia Enderson. Mas faz um adendo. “Todo jogo serve como teste para ver como a equipe se comporta, ver onde estamos melhorando.”
O treinador esbanja confiança, ao mesmo tempo em que lamenta ter tido um dia a menos de preparação que o Fluminense por ter atuado na segunda-feira. “Não demos sorte na questão dos clássicos, pois teremos dias a menos na preparação. O importante é recuperar os atletas, pois tivemos um jogo muito desgastante, pela chuva e pelo adversário que nos exigiu muito”, diz, lembrando das dificuldades encontradas no triunfo por 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu, gols de Matheus Nascimento, a grande esperança botafoguense no clássico.
Depois de reclamações por erros de arbitragem nos últimos jogos, o clássico desta quinta-feira terá o auxílio do VAR.