O ministro do Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, afirmou hoje que o país ainda não recebeu nenhuma proposta oficial da Arábia Saudita.

Segundo ele, a reunião desta semana era apenas uma consulta e que seu país não tem intenção de limitar sua produção.

Hoje, dirigentes sauditas revelaram uma proposta que previa a redução da produção, entre países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), de 350 milhões de barris ao longo de um ano, mais ou menos 1 milhão de barris por dia (bp). A proposta, no entanto, obrigaria o Irã a limitar o montante pelo qual pode aumentar sua produção, o que o governo local rejeita.

As declarações dadas nos últimos dias por representantes do cartel mostram um grupo bastante dividido. Na semana passada, dirigentes sauditas e iranianos não chegaram a um acordo sobre os detalhes do acordo de produção. Esforços similares foram jogados no lixo em abril, quando a Arábia Saudita desistiu de última hora, quando o Irã não aceitou participar das negociações.

“Quando sauditas e iranianos se encontra, sempre há tensões políticas relevantes”, afirmou um dos envolvidos nas negociações. Fonte: Dow Jones Newswires.