Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que um homem, de 20 anos, é chutado por um guarda municipal durante uma abordagem, na praia da Enseada, em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Na gravação, é possível ver o jovem imobilizado por um grupo de policiais militares e guardas municipais, quando o rapaz recebe um chute de um dos agentes. A agressão ocorreu em frente a um quiosque, quando o local ainda estava abrindo.
De acordo com a Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá (Sedecon), o jovem era suspeito de um roubo. Em nota ao Uol, a pasta informou que os guardas — com apoio dos PMs — capturaram o suspeito, que teria resistido à voz de prisão.
“A partir daí, diante da resistência, foi necessário o uso de força moderada para imobilizar o suspeito, momento no qual um dos agentes da GCM, no calor dos acontecimentos, tomou uma atitude isolada e que não condiz com o treinamento oferecido pela Sedecon”, diz a secretaria.
Ainda segundo a Sedecon, o agente foi preventivamente afastado das funções operacionais. O caso será apurado pelo setor de Justiça e Disciplina e também pela Corregedoria da GCM.
Conforme a Prefeitura de Guarujá, o suspeito foi encaminhado à UPA Rodoviária, onde passou por exames que atestaram a ausência de hematomas ou escoriações no corpo. “A ocorrência foi finalizada na Delegacia Sede de Guarujá, onde o homem foi apresentado, com o devido laudo médico, à autoridade de plantão, sendo ratificada a prisão em flagrante e arbitrada uma fiança de dois salários mínimos”, informou a prefeitura em nota ao Uol.