Unhas amareladas? Conheça as possíveis causas

“Preciso fazer as unhas” são palavras constantemente repetidas na vida de muitas mulheres. E se você é uma delas, uma manicure nunca parece tão requisitada como quando você nota que está com as unhas amareladas

+ 5 dicas para manter as unhas saudáveis ​​no verão

+ Hábito de roer as unhas pode trazer consequências à saúde; saiba como parar

Se isso já aconteceu com você, mantenha a calma. À “Women’s Health”, de onde são as informações, a dermatologista Shereene Idriss explica por que isso acontece e como combater.

Possíveis motivos para ter unhas amareladas

Você ama um esmalte escuro

“Ao contrário do pensamento convencional de que unhas saudáveis são firmes e duras, a realidade é que elas são, na verdade, bastante porosas”, esclarece Shereene. Assim, quando o esmalte, especialmente em tons mais escuros, é aplicado na unha, o pigmento pode ser absorvido. “Os óxidos de ferro nesses esmaltes se tornam oxidados e resultam no aspecto temporário de unhas amareladas”, explica.

Felizmente, isso não é permanente. Para evitar esse problema no futuro, a especialista recomenda aplicar uma camada de base clara antes de usar esmaltes muito pigmentados. Além disso, se você estiver incomodada com a mancha amarela, remova o esmalte após uma semana e deixe as unhas respirarem periodicamente.

Você não usa chinelos no banho da academia

“A academia nem sempre é o melhor ambiente para nossos dedos e unhas dos pés”, revela Shereene. “Certamente há algum fungo, especialmente quando andamos descalças no vestiário. Fungos e bactérias podem fazer com que as unhas fiquem amareladas e eventualmente frágeis”, diz ela. Se você acha que contraiu algo do vestiário, a médica recomenda que você converse com seu dermatologista, porque o tratamento pode variar dependendo da origem da descoloração.

Você é fumante (ou tem deficiência de vitaminas)

Embora a razão exata seja desconhecida, as unhas amarelas são geralmente vistas em pessoas que sofrem de doença pulmonar crônica ou mau funcionamento do fígado e fumantes a longo prazo, já que as unhas entram em contato com a fumaça do tabaco. Certas deficiências vitamínicas, como B-12 e zinco, também podem levar à descoloração das unhas ao longo do tempo.

Alguém da sua família também tem unhas amarelas

“Isso é extremamente raro e conhecido como ‘síndrome da unha amarelada‘”, aponta Shereene sobre a condição hereditária. Ela começa na meia-idade e está associada a unhas amareladas nas mãos e pés, inchaço nas pernas e sinais respiratórios, como dificuldade respiratória crônica. “Se isso afeta você ou alguém que você conhece, tratar os problemas pulmonares subjacentes ao inchaço é de importância crucial para a sua saúde. Suas unhas podem ou não voltar ao normal, porque as mudanças são devidas a uma mutação genética”, finaliza.