Dormir parece a coisa mais natural do mundo, mas há restrições para isso. Algumas pessoas não conseguem adormecer facilmente, e podem passar horas virando de um lado para o outro na cama — o que é bem frustrante. A boa notícia é que essa situação pode ser solucionada, segundo uma técnica militar que viralizou no TikTok.

+ As melhores posições para uma noite de sono tranquila

+ 8 alimentos práticos que te ajudarão a dormir melhor

Na publicação em questão, o tiktoker e coach fitness Justin Agustin garante que a tática pode te fazer adormecer em dois minutos. “Essa técnica foi desenvolvida nas forças armadas para permitir que os soldados adormecessem a qualquer hora, em qualquer lugar, mesmo no campo de batalha, quando o ambiente era extremamente desconfortável e barulhento”, explica.

A técnica é simples, e não custa tentar. Segundo Justin, começa deitando-se e relaxando o corpo do topo da cabeça até os dedos dos pés. Inicie soltando os músculos da testa e repita gradualmente em todo o rosto e corpo. Respire com calma, inspirando fundo e soltando o ar levemente pela boca. Certifique-se de que todas as partes do corpo estejam confortáveis. “Imagine a sensação de calor descendo do seu coração até os dedos dos pés”, instrui.

Na sequência, a recomendação é esvaziar a mente para eliminar qualquer tensão e estresse. Para facilitar esse processo, Agustin indica imaginar algum dos dois cenários em questão: “1 – Você está deitada em uma canoa em um lago calmo com nada além de um céu azul-claro acima de você. 2 – Você está deitada em uma rede de veludo preto em um quarto escuro como breu.” A partir disso, se qualquer outro pensamento entrar em sua mente, repita internamente por 10 segundos: “Não pense, não pense, não pense”.

A ideia é praticar a técnica todas as noites por seis semanas. Assim, você estará a caminho de adormecer em dois minutos. Veja o vídeo de Justin Agustin:

@justin_agustin

Technique to falling asleep in 2 minutes! Insp. AsapSCIENCE on YT #sleep #fallasleep #insomnia #insomniac #learnontiktok #howto

♬ You – Petit Biscuit