Sente dor na lateral da barriga quando corre? Especialista explica o que pode ser

Freepik
Foto: Freepik

Você está mantendo um bom ritmo na corrida, mas começa a sentir aquela dor na lateral da barriga que prejudica seu desempenho e te faz parar o treino. Se identificou com essa situação? Ela é mais comum do que você imagina, mas pode ser evitada de uma forma bem simples.

+ Fisioterapeuta alerta sobre as consequências da falta de alongamento pré e pós-treino

+ Fazer exercícios, em qualquer intensidade, ajuda na longevidade de pessoas com Parkinson, diz estudo

De acordo com Maria Carolina Pimenta, professora da SmartFit  de São Paulo, o principal motivo para o surgimento dessa dor é respirar da forma errada. O correto é inspirar e expirar pelo nariz. O que acontece, contudo, é que algumas pessoas acabam usando a boca nesse processo. “Isso gera a má oxigenação do sangue no diafragma, que é o principal músculo responsável pela respiração. Quando o ritmo da corrida está intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo à produção de ácido lático, que causa a dor lateral na barriga”, explica a especialista à “Women’s Health”, de onde são as informações.

Pessoas sedentárias ou iniciantes da modalidade têm maiores chances de passar por isso, uma vez que as atividades intensas demandam mais condicionamento aeróbico. “O treino diário, ou pelo menos três vezes na semana, também pode ajudar a evitar esse incômodo. Seu condicionamento físico vai melhorar e a dor não aparecerá mais”, indica Maria Carolina.

Ao sentir a dor na corrida, a orientação é parar o treino, respirar profundamente pelo nariz e soltar pela boca. “Repita essa ação várias vezes até a dor passar. Isso fará com que o fluxo sanguíneo volte ao normal e você poderá dar continuidade ao exercício”, explica. “E lembre-se: alimentar-se de maneira leve e saudável, principalmente antes do treino, vai permitir que o seu desempenho seja muito melhor na corrida. Consequentemente, evitará que você sinta a dor”, completa.