Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é colunista da revista Isto É. Começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Assina a Coluna com equipe de Brasília, Rio e SP.

Pesquisa indica que 81,6% têm orgulho de serem brasileiros

Pesquisa indica que 81,6% têm orgulho de serem brasileiros

A mais recente sondagem nacional sobre comportamento da Paraná Pesquisas indica que o brasileiro anda otimista, apesar de tantos percalços. O instituto perguntou: “Atualmente o(a) Sr(a) diria que sente orgulho de ser brasileiro(a)?”. Para 81,6% dos entrevistados, a resposta foi sim. Outros 15,3% disseram não (veja detalhes no quadro abaixo).

Pesquisa indica que 81,6% têm orgulho de serem brasileiros

O “não” sinto orgulho é maior entre os jovens de 16 a 24 anos – 20,8% . Os índices do “sim” crescem gradativamente, mesmo que tímidos, de acordo com a faixa etária dos entrevistados, batendo no teto de 83%.

Mas no recorte do grau de escolaridade esse orgulho decresce: 83,4 % dos que têm ensino fundamental responderam sim, enquanto os índices positivos para o ensino superior caem para 77,2%.

A população mais otimista é a da região Sudeste (82,3%), e a menos é a da Sul, com 78,6%.

A Paraná ouviu 2.462 pessoas nos 26 Estados e DF, em 208 cidades, de 26 a 29 de outubro, através de entrevistas pessoais telefônicas, não robotizadas.