WASHINGTON, 22 OUT (ANSA) – Os Estados Unidos falharam no lançamento de um míssil hipersônico, em teste realizado no Alasca, confirmou o Pentágono nesta sexta-feira (22). Segundo a nota, o problema ocorreu por conta de um mau funcionamento do foguete usado para levar o míssil além da velocidade do som.   

Esse tipo de armamento é lançado por um foguete, como ocorre com as naves espaciais, e voam com o impulso próprio em até cinco vezes a velocidade do som, atingindo mais de 6 mil km/h.   

A falha no teste ocorre após os dois rivais norte-americanos, China e Rússia, terem realizado com sucesso exercícios similares.   

Os chineses, inclusive, não divulgaram os dados do teste realizado em agosto, mas a mídia norte-americana revelou o bom resultado nesta quinta-feira (21). Os mísseis russo e chinês conseguiram, inclusive, orbitar em volta da Terra, apesar de erros ao acertar o alvo na Terra por alguns quilômetros.   

Quem também disse estar testando com sucesso um equipamento do tipo é a Coreia do Norte, mas ainda sem dados se o projétil conseguiu, de fato, entrar na órbita terrestre. (ANSA).